quinta-feira, 1 de abril de 2021

LUGARES QUE EU CONHECI: BONITO/MS



Rios de águas cristalinas, cachoeiras e piscinas naturais paradisíacas, grutas conservadas que escondem algumas das maiores belezas naturais do Brasil, povo hospitaleiro, comida boa, hotéis e pousadas aconchegantes. Bonito é, sem dúvida, um dos lugares mais perfeitos que já conheci.

Não é à toa que todos os anos turistas do mundo inteiro vão ali para ficar em contato constante com a natureza, se divertir e relaxar. Se você ainda tem dúvidas se vale, realmente, a pena dedicar alguns dias ou semanas nesse paraíso no Centro-Oeste brasileiro, confira algumas das minhas dicas. Depois, é só arrumar as malas se programar pós pandemia e ver como Bonito é até um adjetivo modesto para as belezas desse lugar.

Bonito parece até nome-fantasia como se tivessem batizado o lugar por causa da belezura dos seus rios cristalinos, povoados por peixes coloridos. Trata-se de uma coincidência: o povoado se formou dentro das terras da Fazenda Rincão Bonito, fundada em 1869, mais de um século antes de inventarem o termo ecoturismo.

O fato de Bonito ser bonito, porém, explica apenas parte do seu sucesso. O diferencial de Bonito está em outros adjetivos como 'organizado', 'responsável' e 'sustentável'. Num país onde o turismo predatório impera, e piscinas naturais em alto-mar ficam tão apinhadas quanto banhos públicos japoneses, Bonito optou pela conservação.

Todos os atrativos, a maioria situada em propriedades privadas, têm plano de manejo e limite diário de visitação. Os visitantes são acolhidos em centros de recepção bem-equipados, onde recebem instruções para os passeios e são então guiados em pequenos grupos para o desfrute responsável da natureza. Na volta da flutuação, da caminhada, da cavalgada ou do banho de cachoeira, uma mesa farta de comida da fazenda, preparada no fogão a lenha, costuma estar à espera. Nham!

Para fazer os passeios é preciso reservar previamente, por meio das agências locais. Não adianta procurar a bilheteria na porta: não há como comprar ingresso na hora.


Fazenda/cachoeira do rio do peixe

Composto de trilhas que nos levam a cachoeiras e lagos onde podemos nos banhar e aproveitar a beleza do local. Em alguns pontos há também tirolesas e trampolins para aumentar a diversão dos mais corajosos.



Gruta São Mateus

O passeio à Gruta São Mateus começa com algumas instruções do guia e logo os visitantes tem acesso a trilha suspensa com 5m de altura e 15m de comprimento. Em seguida inicia-se a trilha em meio a mata, percorrendo cerca de 280m até a entrada da cavidade onde começa a visitação no interior da caverna.

Dentro da gruta tem 60 degraus, iluminação artificial que se auxilia também com as lanternas. O visitante terá a oportunidade de contemplar a mata da região durante a trilha, uma vez dentro da gruta poderá avistar as formações espeleológicas como estalactites, estalagmites, colunas e coraloides.


Mergulho no rio sucuri

O Passeio de Flutuação no Rio Sucuri é um passeio feito na nascente do rio e é realizado à 1.500m de distância da sede do receptivo da fazenda até o ponto onde começa a trilha interpretativa; durante a caminhada de 400m pela mata, se observaram as principais nascentes que levam ao deque principal onde inicia a flutuação por cerca de 1.800m.

O visitante terá a oportunidade de avistar alguns peixes, animais e muita vegetação subaquática. A descida pelo rio, pode ser feita também em cima do barco de apoio onde estará o guia local, que sempre estará acompanhando durante o percurso.



Restaurantes

Casa do João é o restaurante mais tradicional da cidade. São inúmeras porções, saladas, opções vegetarianas, e deliciosas sobremesas. Foi nesse restaurante que tive a experiência de comer pela primeira vez, carne de Jacaré (exótico, né?!), você não pode ir embora de Bonito antes de experimentar. Também tem um mini museu que conta a história do restaurante e da cidade, junto com uma loja de presentes locais, para levar alguns mimos de lembrança.

O restaurante Juanita, foi o meu favorito, voltei diversas vezes durante a viagem. Comi um delicioso Pacú na brasa sem espinhas que é o carro chefe da casa, mas também tem outras opções como Pintado a Urucum, Costelão Rubinéia entre outras delicias.

Agora me conta, você gosta de conteúdos como esse com dicas de passeios e viagens? Me acompanhe no insta para ver todas as fotos: Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário